15 de janeiro de 2012

Shampoos 2 em 1: Verdade ou mito?

Hoje em dia vemos muitas prateleiras por aí recheadas de shampoos 2 em 1 que, se você reparar bem, sempre prometem limpar e hidratar. Daí você para e pensa: como um shampoo - que é um  detergente - também pode hidratar? Mas será mesmo que isso é verdade?


Os shampoos e condicionadores possuem em suas fórmulas móleculas de surfactantes, que são compostos orgânicos classificados em iônicos, aniônicos, catiônicos e anfóteros. A diferença entre o shampoo e o condicionador está presente, basicamente, na carga desse surfactante. 
Shampoos possuem surfactantes aniônicos, pois esses apresentam melhor ação detergente, uma vez que a cutícula "abre" e eles ajudam a solubilizar a sujeira. Já os condicionadores possuem surfactantes catiônicos. Esses surfactantes possuem muitas cargas positivas que se ligam às cargas negativas do cabelo, tornando-os mais maleáveis, desembaraçados e brilhosos, pois cria um tipo de "capa protetora", que "sela" a cutícula.

Ou seja...

Ainda não existe fórmula que contenha os surfactantes aniônicos e catiônicos juntos, portanto, não tem como um shampoo 2 em 1 limpar e hidratar. O que acontece é que existem surfactantes neutros ou com compostos oleosos, que diminuem o efeito eletrostático causado com o uso do shampoo, o que dá uma falsa sensação "hidratante".

Particularmente, eu não gosto de usar shampoos 2 em 1, pois não acho que eles limpem os cabelos da forma que eu gosto.

E vocês, o que acham?

Beijos!


Referência: A Química do Cabelo

Um comentário:

  1. Adorei o post! Muito bem explicado!! E, claro, adorei as edições de imagens ^^

    ResponderExcluir

Todos comentários passam por moderação. Não serão aceitos comentários tais como:
- Ofensas contra pessoas. Lembre-se nem todo mundo tem cabelo, pele, unha ou gosto iguais aos seus;
- Só com propangas de blog (para isso utilize o contato);
Todas as críticas são bem vindas, desde que seja exposta de maneira educada e coerente.