29 de fevereiro de 2012

Benefícios do vinagre para o cabelo

 Oi, amadas!

Quem já não ouviu falar que o vinagre faz bem ao cabelo e dá brilho? Mas vocês sabem o porquê?

 

Para entender melhor é necessário conhecer o pH dos cabelos e do vinagre. Todo mundo sabe que pH é o índice que vai determinar padrões de acidez, neutralidade e alcalinidade de um determinado produto. O pH varia de 0 a 14, sendo 7 o valor médio, que corresponde as soluções neutras. Valores maiores que 7 são chamadas de básicas e valores inferiores são denominadas ácidas. O pH do cabelo varia entre 4 e 6, ou seja, é ácido e o pH do vinagre varia entre 2,5 e 3,5 - também ácido.
Não sei se é do conhecimento de todas que, quanto mais alcalino é o pH , mais as cutículas do cabelo se abrirão. Então, o valor de pH que vai dar qualidade e saúde aos fios é o ácido, já que é o mais "similar" ao do cabelo.  

Resumindo: Quando você utiliza o vinagre no cabelo, você sela as cutículas dele (pois o pH é "quase" o mesmo!), mantendo-as alinhadas. Com isso, o cabelo reflete mais luz e torna-se mais brilhoso.
Eu utilizo o vinagre (pode ser de qualquer marca) para dar o último enxágue, numa proporção de 1 por 4 (100mL de vinagre para 400mL de água). Faço isso de 10 em 10 dias, já que o vinagre não pode ser utilizado sempre, pois ele contém álcool e, em excesso, prejudica os fios.  

Espero que tenham gostado da dica. Vocês usam vinagre também? Comentem ;}

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Todos comentários passam por moderação. Não serão aceitos comentários tais como:
- Ofensas contra pessoas. Lembre-se nem todo mundo tem cabelo, pele, unha ou gosto iguais aos seus;
- Só com propangas de blog (para isso utilize o contato);
Todas as críticas são bem vindas, desde que seja exposta de maneira educada e coerente.